sábado, 21 de maio de 2011

Em terra de vinho, cuidado com o que fala - Vinho Madeira

Bem, falar muito tem suas vantagens, mas tem muito mais desvantagem.
Um amigo sempre me lembra um ditado das terras dele: " Quem fala demais dá bom dia a cavalo" e ele por vezes tem razão.
A pouco tempo fui com duas orientandas para um congresso em Funchal, Ilha da Madeira. Lugar lindo, gente bonita, clima gostoso (A ilha da Madeira é de origem vulcânica, o seu clima é subtropical com extensa flora exótica, economicamente é amplamente voltada para o turismo. Fonte: Wikpédia)
Então primeira noite em Funchal, saimos da abertura do congresso e pensamos, vamos jantar  e beber um vinho? ótima idéia fomos a um restaurante tipicamente português, chamado Cá Te Espero (demoramos 15 minutos para entender o nome quando a recepcionista do hotel nos indicou).
Comida ótima, vinho adequado e chegou a grande hora: sobremesa!!!. Claro que também chegou o grande furo, pedi um vinho do Porto e o garçom muito rapidamente quenstionou: Vocês estão na ilha da Madeira e querem tomar um vinho do porto? kkkkkkk Parece nada!? você não viram a cara dele.





Então o que é o Vinho Madeira?

O vinho da Madeira é um vinho fortificado, com elevado teor alcoólico, produzido nas encostas e adegas da Ilha da Madeira.
A maioria da produção, 90%, é no geral submetido à estufagem. O efeito benéfico do calor no envelhecimento dos vinhos é um método conhecido desde a antiguidade.
A produção de Vinho Madeira feita a partir da casta Tinta Negra Mole representa cerca de 90% do total, sendo os restantes 10%, o Sercial, o Verdelho, o Boal e o Malvasia, destinados a vinhos finos, em geral destinados ao envelhecimento em canteiro (envelhecimento natural em casco sem recurso à estufa), e mais tarde comercializados por melhores preços. O Sercial que terá de ser seco, o Verdelho meio seco, o Boal meio doce e o Malvasia doce, quando comercializados com o designativo da casta, têm de corresponder ao conteúdo, ou seja são monovarietais.
A  graduação alcoólica  varia de 17 a 22 % em volume, e apresenta um teor de açúcar compreendido entre 0 e cerca de 150 gramas por litro. Este açúcar residual é o resultado da interrupção da fermentação alcoólica, por adição de álcool vínico com o mínimo de 96,0 %, em momentos diferentes da fermentação alcoólica, consoante se necessite de vinhos secos ou doces.
O copo ideal para Vinho Madeira deverá ter uma copa mais aberta junto ao pé, tornando-se mais fechada no topo. Só assim o vinho terá maior espaço para demonstrar o seu bouquet e concentrar na abertura do copo os seus aromas mais complexos e ricos. O copo deve estar cheio até um terço.
A temperatura de serviço para o Vinho da Madeira é um elemento muito importante. A uma temperatura elevada apenas se revelam os aromas provenientes do álcool e nem todos os aromas característicos do vinho são revelados. De uma maneira geral, as temperaturas de serviço mais apropriadas dependem principalmente do seu grau de doçura, idade e da casta ou das castas que lhe deram origem. Geralmente recomenda-se servir a uma temperatura entre os 13 e o 14º para os vinhos mais novos enquanto os vinhos mais velhos, dada a sua maior complexidade, deverão ser servidos a uma temperatura que varie entre os 15°C e o 16°C.
(fonte: http://www.vinhomadeira.pt/IVBAM-8.aspx)




Nenhum comentário:

Postar um comentário